Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Agenda Biografia
Mensagem do Bispo
“Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1 Jo, 4,19) O mês de setembro é conhecido como o Mês da Bíblia, justa homenagem ao grande São Jerônimo, tradutor da Bíblia, do grego para o latim, cuja festa é comemorada dia 30. Celebrando o mês da Bíblia, a Igreja deseja despertar no coração de todos seus filhos, a graça de meditar, acolher e vivenciar a Palavra Divina, a qual tem o poder de transfigurar e santificar corações, para que diante de um mundo envolto em trevas e violência, manifeste a luz divina como arautos da Paz e da vida. Durante o mês de setembro deste ano meditaremos o tema: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19). O tema é um grande grito para que possamos acolher a Palavra de Cristo sem medo ou covardia, mas com o coração cheio de esperanças. Levantar, isto é, caminhar ao encontro de Cristo, o qual tem o poder de restaurar nossas vidas, libertando-nos de toda cegueira, paralisia ou qualquer outra deficiência que nos impeça de caminhar, isto é, de ter vida plena. Diante do chamado de Cristo, devemos todos lançar fora tudo aquilo que causa insegurança e medo, e como discípulo ir ao encontro do Mestre, para que de coração iluminado e aquecido nos coloquemos em missão. Se o chamado vem de Cristo, de Deus, só podemos dar uma resposta: “Eis aqui o teu servo (a), faça-se em mim segundo a Tua vontade.” (Lc 1, 38) e a vontade divina é uma só: encher nosso coração de vida plena, de graça e de luz, para que assim possamos, como fiéis discípulos, partilhar nossos dons, colocando nossa vida e todos nossos bens à serviço do bem comum, implantando e construindo uma cultura de vida, amor, justiça, perdão e paz. São Jerônimo e todos aqueles que alcançaram a plenitude da salvação experimentaram em suas vidas este encontro com Cristo, ouviram e responderam com fidelidade este chamado, não tiveram medo e assim tiveram suas vidas transfiguradas, iluminadas, e assim guiados pela Palavra de Deus e de coração aquecido, colocaram-se a serviço do Reino de Deus, como fiéis trabalhadores da “vinha do Senhor”, manifestando assim a glória Celeste. Que a exemplo de São Jerônimo demonstremos essa mesma fidelidade, essa mesma coragem e fidelidade e sejamos capazes de ouvir e seguir Cristo, caminho que nos conduz aos céus, e como fiéis discípulos missionários, sempre unido à Igreja, desempenhemos nossa missão, pois assim também alcançaremos a plenitude de nossa vocação.

Agenda

04

setembro

Quarta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente) 16h30 - Missa na Associação de Peregrinação do Rosário (Presidente Prudente) 20h - Missa no Condomínio João Paulo II (Presidente Prudente)

05

setembro

Quinta-feira

7h - Missa no Asilo São Rafael (Presidente Prudente)

06

setembro

Sexta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente)

07

setembro

Sábado

17h - Missa no Santuário Morada de Deus (Álvares Machado)

08

setembro

Domingo

8h e 10h - Missa na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente) 14h - Missa de 40 anos do Neocatecumenato

09

setembro

Segunda-feira

7h30 - Missa na Comunidade Tra Noi (Presidente Prudente)

10

setembro

Terça-feira

6h30 - Missa no Seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente)

11

setembro

Quarta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente)

12

setembro

Quinta-feira

7h30 - Missa no Lar São Rafael (Presidente Prudente) 20h - Missa do Crima na Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima (Presidente Venceslau)

13

setembro

Sexta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente)

14

setembro

Sábado

19h30 - Missa da Crisma na Paróquia Santa Bibiana (Martinópolis)

15

setembro

Domingo

8h e 10h - Missa na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente)

16

setembro

Segunda-feira

7h30 - Missa na Comunidade Tra Noi (Presidente Prudente)

17

setembro

Terça-feira

9h - Reunião do Conselho de Presbíteros (Presidente Prudente)

18

setembro

Quarta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente)

19

setembro

Quinta-feira

7h30 - Missa no Lar São Rafael (Presidente Prudente)

20

setembro

Sexta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente) 20h - Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Regente Feijó)

21

setembro

Sábado

19h30 - Missa da Crisma na Paróquia São João Batista (Pirapozinho)

22

setembro

Domingo

8h - Missa do Movimento Mães Peregrinas na São Damião (Presidente Prudente) 10h - Missa da Crisma na Paróquia São Judas Tadeu (Presidente Prudente) 16h - Missa da Crisma na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente)

23

setembro

Segunda-feira

7h30 - Missa na Comunidade Tra Noi (Presidente Prudente) 16h - Missa no Hospital Regional (Presidente Prudente)

24

setembro

Terça-feira

6h30 - Missa no Seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente) 9h - Reunião Geral do Clero (Presidente Prudente)

25

setembro

Quarta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente) 11h - Missa na Comunidade São Miguel Arcanjo (Pirapozinho)

26

setembro

Quinta-feira

7h30 - Missa no Lar São Rafael (Presidente Prudente) 11h30 - Missa de Investidura dos Novos Ministros Eucarísticos na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio)

27

setembro

Sexta-feira

6h20 - Missa na Comunidade São Bento, no Cristo Rei (Presidente Prudente) 19h30 - Missa na Comunidade São Miguel Arcanjo (Presidente Prudente)

28

setembro

Sábado

19h30 - Missa do Crisma na Capela Bom Jesus (Ribeirão dos Índios)

29

setembro

Domingo

9h30 - Missa do Crima na Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima (Presidente Venceslau) 19h - Missa do Crisma na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio)

30

setembro

Segunda-feira

7h30 - Missa na Comunidade Tra Noi (Presidente Prudente) 16h - Missa no Hospital Regional (Presidente Prudente) 19h30 - Missa de Investidura dos Novos Ministros Eucarísticos na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente)

Biografia

Terceiro filho do casal Francisco Gonçalves dos Santos e Maria André dos Santos, Benedito Gonçalves dos Santos nasceu em Paracatu (MG), em 19 de junho de 1958. Foi batizado e crismado em 22 de dezembro de 1968 na Catedral Santo Antônio de Paracatu.

Entrou para o mercado de trabalho em 1971, nas seguintes atividades: balconista, técnico em contabilidade, professor da rede particular e estadual e funcionário público.

Orientado pelos pais, principalmente na companhia de sua mãe e seus sete irmãos, teve vida participativa nas atividades religiosas de sua paróquia. Participou da catequese e cruzadinha infantil. Em 1978, ingressou no movimento juvenil (JAC), e auxiliar na sindicância para o natal das famílias carentes, se tornou Vicentino, participando ativamente da Sociedade São Vicente de Paula, onde exerceu diversas funções.

Após receber orientação vocacional realizada por Pe. Almir Franco Palheta, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima em Brasília (DF), em 13 de fevereiro de 1983, onde cursou Filosofia e Teologia.

Em oito de novembro de 1990 foi ordenado sacerdote. Assumiu a Paróquia Catedral Santo Antônio, em sua terra natal, em 17 de fevereiro de 1991. Padre Afonso Pastore, que é um grande missionário, foi seu auxiliar paroquial responsável pela implementação das Comunidades Cristãs em Paracatu. Como pároco, assistiu às pequenas comunidades cristãs.

Com o lema “Fazei tudo o que ele vos disser”, foi ordenado bispo em 5 de julho de 2008. A ordenação foi presidida pelo Bispo Diocesano de Paracatu (MG), Dom Leonardo de Miranda Pereira, sendo consagrantes, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom José Cardoso Sobrinho e o arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Alberto Moura.

No dia 16 de abril de 2008, Benedito Gonçalves dos Santos foi nomeado bispo para a Diocese de Presidente Prudente (SP). A nomeação foi feita pelo Papa Bento XVI, que acolheu o pedido de renúncia do bispo de Presidente Prudente, Dom José Maria Libório Camino Saracho, em conformidade com o Cânon 401 § 1.

Brasão do Bispo

*Com informações do livro Polianteia Diocesana

Onda Viva