Diocese de Presidente Prudente (SP)

A História da Diocese de Presidente Prudente se inicia por volta de 1918, quando foi construída a primeira capelinha de madeira, na Vila Goulart, fundada pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. A capela foi resultado do pedido feito ao Coronel por sua esposa Dona Izabel, devota de São Sebastião, a quem foi dedicada a capela. Como prova de sua devoção ao Santo Mártir, Dona Izabel deu a um de seus filhos o nome de Sebastião, nascido em 19 de janeiro do ano de 1918.

A comunidade local dedicou o novo povoado aos cuidados de São Sebastião, na crença de que ele certamente protegeria o lugar contra as doenças comuns da época, defenderia a população contra os animais selvagens, contra a violência dos invasores e das queimadas.

Fruto do esforço pessoal de Dona Izabel, padres vieram dar assistência à Vila, entre eles, o primeiro sacerdote chamado José Farias. Logo após veio o Pe. Giovanni, que permaneceu na Vila Goulart até 1923. O ano de 1925 marca a vinda e a presença efetiva do espanhol Pe. José Maria Martinez Sarrion, o idealizador e construtor da Igreja Matriz, hoje, Catedral São Sebastião de Presidente Prudente.

Criação da Diocese

Com o trabalho da “Comissão Pró-bispado”, dos esforços e fé da comunidade católica da região de Presidente Prudente e com o apoio decisivo do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi, no dia 16 de janeiro de 1960, o Papa João XXIII decreta a criação da Diocese de Presidente Prudente (SP) pela Bula “Cum venerabilis”. Assim, a Diocese de Presidente Prudente foi totalmente desmembrada da Diocese de Assis.

Foi decretada a retirada dos seguintes territórios da Diocese de Assis passando a pertencer a Presidente Prudente: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá Indiana, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Taboraí (Tarabai).

Assim, no dia 2 de julho de 1960, foi realizada a solenidade que marca a instalação da Diocese de Presidente Prudente e a posse do primeiro bispo, Dom José de Aquino Pereira, que permaneceu até 1968. Dom José Gonçalves da Costa, segundo bispo, tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1970. Já em 2 de abril de 1976, Dom Antonio Agostinho Marochi tomou posse como terceiro bispo. Dom José Maria Libório Camino Saracho foi o quarto bispo diocesano e teve sua posse no dia 7 de abril de 2002. O último e atual bispo a assumir foi Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

* Com informações do livro Polianteia Diocesana