Dom Antônio Agostinho Marochi
Nascimento: 28/08/1925
Falecimento: 28/01/2018

Filho de Francisco Marochi e Judith Viesser Marochi, Agostinho nasceu no dia 28 de agosto de 1925, em uma colônia italiana denominada Antônio Rebouças, no município de Campo Largo (PR).

Entrou no Seminário São José, em Curitiba (PR), no ano de 1939, onde cursou o ensino Fundamental e Médio. Em 1947, foi concluir seus estudos superiores em São Leopoldo (RS) e, posteriormente, em São Paulo, no Seminário Central do Ipiranga concluiu os estudos de teologia.

Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 6 de dezembro de 1953, com mais quatro colegas de turma. Foi padre na Arquidiocese de Curitiba, Diretor das Obras das Vocações Sacerdotais, Membro do Conselho de Presbíteros, Professor no Colégio Sion, Vigário Professor do Colégio Militar de Curitiba, Diretor de Diversas Obras Sociais, Coordenador Pastoral, Coordenador do Clero, Presidente da Associação Nossa Senhora de Fátima.

Foi ordenado Bispo na Catedral Metropolitana de Curitiba aos 06 de dezembro de 1973 e designado Bispo Auxiliar do Arcebispado de Londrina. Em Londrina exerceu as funções de Encarregado da Linha 06 no Regional Sul II e Secretário da Província Eclesiástica de Londrina.

Em 2 de fevereiro de 1976, foi nomeado como 3° Bispo Diocesano de Presidente Prudente, tomando posse em 2 de abril de 1976. Seu mandato Episcopal foi de 26 anos, o mais longo entre todos, até os dias atuais, se tornando Bispo Emérito em 7 de abril de 2002. Dom Agostinho faleceu em Presidente Prudente no dia 28 de janeiro de 2018, aos 92 anos.

*Com informações do livro Polianteia Diocesana